Mercedes eSprinter
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Mercedes eSprinter


Pioneira do segmento eletrificado no mercado internacional, a van elétrica eSprinter está disponível no mercado nacional a partir deste mês. O modelo será oferecido nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado (para passageiros), com PBT de 3,5 e 4,25 toneladas, com capacidades cúbicas de 10,5 m³ e 14 m³.


A linha eSprinter conta com duas opções de bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP), 81kWh e 113kWh, e um motor elétrico do tipo síncrono de ímã permanente de 150 kW (o equivalente a 200 cavalos de potência) e 40,7 Kkgfm de torque, instalado no eixo traseiro. Com esse conjunto, a nova van elétrica da Mercedes entrega a maior autonomia do segmento no Brasil, que pode chegar aos 478 Km (ciclo europeu, WLTP). Isso pode ser alcançado com a ajuda de alguns recursos disponíveis na eSprinter, como os três modos de condução, Confort, Economic e Maximum Range. Tirando o Confort, que libera toda a força disponível, o Economic e o Maximum Range reduzem a potência do motor e limitam a atuação do ar-condicionado para baixar o consumo de energia. Mas, no quesito economia, a eSprinter tem ainda a frenagem regenerativa, que converte a energia cinética em energia elétrica, e quatro níveis manuais de recuperação (D-, D, D+, D++). Eles podem ser acionados manualmente por aletas atrás no volante, uma experiência que lembra a atuação de uma “marcha reduzida” em um modelo com motor a combustão. Na prática, esse recurso controla a atuação do modo gerador no eixo de tração, fazendo com que a inércia do veículo carregue as baterias.

Mercedes eSprinter Truck
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Mercedes eSprinter Truck

A bateria da eSprinter pode ser carregada em corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC). O carregador a bordo, que converte a corrente no veículo quando a recarga é feita com corrente alternada, como em uma wallbox, tem potência máxima de 11 kW. Para agilizar o tempo de recarga, é possível utilizar carregadores com até 50 kW em estações de carregamento rápido. Nesse caso, segundo a Mercedes, nos modelos equipados com a bateria de 113 kWh, é possível atingir de 10 a 80% da carga em cerca de 93 minutos. Para ajudar os clientes, a Mercedes fechou parceria com a Weg – fabricante de equipamentos elétricos e eletrônicos – que desenvolveu quatro carregadores oferecidos como opcionais: dois para corrente alternada, de 7,6 kW e 23 kW, e dois para corrente contínua, de 40kW e 80 kW.

Motor elétrico de 150 kW fica no eixo traseiro
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Motor elétrico de 150 kW fica no eixo traseiro


Recursos e conforto de carro de passeio

A eSprinter tem uma dose de refinamento que remete diretamente aos luxuosos modelos de passeio da marca, com ar-condicionado, banco do motorista com aquecimento, volante multifuncional com visual esportivo, tela do multimídia de 10,25 e a recente versão do Mercedes-Benz User Experience (MBUX), sistema de conectividade que oferece, por exemplo, o moderno assistente de voz “Hey Mercedes”, além de conexão com celular sem fio. Destaque também são os sistemas inteligentes de apoio para condução e segurança, como o assistente ativo de frenagem, alerta de colisão com frenagem automática, assistente de ponto cego e alerta de fadiga. É equipada com faróis de led, luz de neblina, retrovisores com rebatimento elétrico automático, rodas de liga leve para a versão Furgão Vidrada e de aço para as versões Truck e Furgão. A garantia do veículo é de dois anos e de oito para a bateria.

Mercedes eSprinter
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Mercedes eSprinter


O preço parte de R$ 482.900 para a versão mais simples, a Truck, mas pode chegar próximo dos R$ 600.000,00 na versão de passageiros.

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